Flashback On? Flashback Off?

 



Bom, se é correto ou não usar os termos "flashback on" e "flashback off" eu não tenho certeza, mas que deixa a história com uma cara de "amadora" isso deixa. Então, pensando nisso, resolvi fazer essa matéria explicando COMO e QUANDO é necessário fazer o uso desse recurso literário e assim entrar no Túnel do tempo. 😉💭 




Primeiramente, para se fazer uso de algum recurso literário ou falar sobre alguma coisa é necessário que saiba algo sobre ele certo? Por isso te pergunto nesse momento, você sabe o que é um flashback? Se sua resposta for não, eu te digo agora. 😊

Segundo o Wikipédia o flashback é: 

“A interrupção de uma sequência cronológica narrativa pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente. sendo, portanto, uma forma de anacrônica, ou seja, uma mudança de plano temporal”

Onde na nossa linguagem se reduz a voltar no tempo, ir para o passado. 

Mas quando se é necessário voltar ao passado? Qual sua importância dentro da história? Pois bem, te respondo isso agora. 

Só vai ser necessário voltar no tempo se o seu flashback tiver o poder, isso mesmo, O PODER, de mudar o rumo da história ou de explicar o comportamento de um personagem ou situação na qual ele se encontra. 

Por isso, antes de sair colocando flashbacks, se faça as seguintes perguntas e preste atenção nos exemplos. 

1- O flashback pode mudar o rumo da história sua história fazendo o personagem voltar atrás numa ação ou revelar algo importante? 

Ex: Personagem "Z" já estava pronto para matar B, mas ao ver uma tatuagem recordou de algum momento e desistiu. 

No momento dessa recordação, pode se usar o flashback. E aí, você vai perceber que mudou o rumo da história, pois, se antes B era um inimigo depois da lembrança deixou de ser. Entendeu?

2 - O flashback pode explicar o motivo de tal personagem ter ficado mau, ter ficado depressivo, ter ficado antissocial, etc?

Ex: "BZ" não nasceu mau, mas tais circunstancias os fizeram ficar assim, como no dia do seu aniversário há 10 anos..... Entra o flashback.. 

Claro, que você vai desenvolver mais e melhor esse trecho na sua história. Esse exemplo é só para te dar uma ideia de como seria. E aí, se prestar atenção mais uma vez, esse flashback vai vim como uma explicação. O que é importante para que o leitor entenda porque tal personagem é mau, é depressivo, etc. 

3- O flashback pode ajudar o personagem principal a se livrar de uma enrascada? Se a resposta for sim, esse flashback é mais que necessário. 

Ex: "DB" estava desesperado procurando uma maneira de escapar (de algum lugar) quando ao olhar de relance, viu um chaveiro na parede que o fez se lembrar..... Flashback

Só repetindo, você irá desenvolver melhor essa parte no seu livro, porque aqui só estou dando uma ideia. Porém, nesse pequeno trecho se perceber que o uso de um pequeno flashback irá salvar o personagem da enrascada que ele se encontra, então é importante e relevante usar o flashback. 

4- Sendo assim, como devo iniciar o flashback sem usar "flashback on/ flashback off"?

Gatilhos

Use gatilhos que pode ser um livro, uma carta, uma música, um filme ou use os sentidos como o olfato, paladar e tato para reviver a cena. 

Ex: "O cheiro das margaridas o fez lembrar de quando encontrou Ana na floricultura, há 1 ano....( desenvolve o flashback)"

"O doce sabor do chocolate fez Ana lembra-se da sua infância em ....." (desenvolve o flashback)

E, por fim, para encerrar o flashback, se possível, retorne pelo mesmo sentido que entrou ou faça uma referência ao tempo. Use os conectivos: agora, atualmente, hoje. e por ai vai... 

Só esqueça o flashback off 😂😂

É isso! 

Se gostou do Post e quer continuar recebendo dicas, peço que me siga no insta @realyanasilva, pois sempre será avisando quando um novo post estiver disponível. 

Até mais! 

 


Fontes: Dicas da escrita

             Wikipédia

             the writer's room





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Cintia Dany Oliveira

Diferenças entre Terror, suspense e Horror. Você sabe quais são?

Como escrever um prefácio?