Como escrever um prefácio?
Se você é um escritor iniciante, provavelmente, já teve algumas dúvida com relação ao prefácio. Bastante confundido com o prólogo, esse elemento literário chamado de Prefácio tem como função: Apresentar o autor ou a história, sendo, portanto, um texto introdutório. Onde pode ser escrito tanto pelo próprio autor quanto por um terceiro que já tenha lido a história antes de ser pulicada.
Em latim, a palavra “prefácio” significa “dito (fatio) antes (prae)”. Por isso, como é um texto que antecede a história, geralmente, costuma ser relativamente curto, já que tem o intuito de contextualizar o leitor sobre as paginas que vem a seguir. Então, de modo geral, as funções do prefácio são:
- Apresentar o autor
- Apresentar a Obra
- Contextualizar a escrita
- Incitar o leitor a inicia a obra
Se ainda não entendeu muito bem como se dá a construção do prefacio, leia os exemplos abaixo:
O prefácio do romance Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), marca o princípio da escritura do gênero na Literatura moderna ocidental, pois é nele que se inicia a tradição de se escrever um prefácio à obra literária. Apesar de trazer uma dedicatória, esse livro inova ao principiar essa tradição e apresentar ao universo da Literatura o prefácio como se conhece hoje:
O segundo exemplo de prefácio, só que mais recente kkkk, é de “Mau Começo” primeiro livro da saga "desventura em serie" de Lemony Snicket.
“Caro Leitor,
Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças. Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã. É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.
Respeitosamente, Lemony Snicket ."
A saudação ao leitor, tão comum ainda hoje, foi o modo encontrado pelo escritor para se aproximar de seu público, ganhar a sua confiança e, dessa forma, estabelecer o pacto que perpassou séculos e permanece na atualidade.
Então, deu para entender um pouco sobre o que é e como se escreve um prefácio? 👀
Eu espero que sim. 😊
Até a próxima.
Fontes: Blog autobiografia
Livro bingo
Clube dos autores
Artigo: Considerações sobre prefácio e sua função na obra de câmara cascudo.
Comentários
Postar um comentário