Entrevista com Cintia Dany Oliveira

 





Olá, Leitores e escritores 😊

Depois de um bom tempo sem das as caras, voltei com essa entrevista maravilhosa concedida pela Autora Gospel Cintia Dany Oliveira, que faz um grande sucesso na plataforma wattpad com seus livros de romance cristão. Para se ter uma ideia um de seus livros intitulado de "O que Deus uniu" atingiu as incríveis marcas  de 85,3K de visualizações e 6.3K de votos. E seu livro "Marcados pela promessa" segue o mesmo caminho chegando próximo dos 60k de visualização. Um verdadeiro sucesso, né? 

Agora, deixando um pouco de lado esses números, pois o que vale mesmo é o conteúdo, quero dizer que li o livro "marcados pela promessa" e gostei bastante. Ele conta a história de Raquel, uma garota que foi criada em lar cristão, mas ao final da adolescência opta por escolher caminhos diferentes do quê lhe foi ensinado. Dessa maneira, começa a mentir para os pais, se embriagar nas festas que vai, etc. e termina encontrando Miguel, que sem expectativa nenhuma de vida, após a morte de sua esposa e filho, leva uma vida deplorável de bebida e drogas. Dessa maneira, perdidos na fé e na esperança, ambos tem suas vidas transformadas após um reencontro com Deus. 


Entrevista


1 - Como chegou na plataforma wattpad? Digo, em qual momento da sua vida surgiu a ideia, a vontade de começar a escrever livros cristãos e publicá-los?

Bem, cheguei na plataforma em 2016 como leitora, nem lembro exatamente como rsrs. O que Deus uniu já estava escrito há tempos, mas arquivado, aos poucos, fui criando coragem para postar e iniciei a postagem de OQDUN (com algumas pequenas alterações do original de 2001) em 2017. a vontade de escrever surgiu desde que aprendi a escrever, mas meu primeiro livro só o escrevi em 2001, terminando em 2003. Tive coragem de publicar em 2017 no wattpad.


(Então, ainda há esperanças para mim e para os escritores que tem vários rascunhos, mas conclusão do livro que é bom nada. rsrs)  


2 - Durante seu processo de criação, você planeja e anota tudo o que deve acontecer no decorrer dos capítulos ou a medida que vai escrevendo e as ideias vão surgindo você acrescenta elas à história?


Depende. Eu tenho sempre em mente o que vai acontecer de uma forma geral, mas ao colocar no papel, as cenas se desenrolam quase que automaticamente, como se eu tivesse vivendo tudo aquilo, naquele momento, junto ao personagem. 

(Exato! Isso também acontece comigo. rsrs)

3- Uma vez ou outra vejo escritores no facebook dizendo que vão desistir ou te vontade de parar de escrever e publicar na plataforma, visto que não possuem muitos leitores e alguns nem tem leitores. Dessa maneira, te faço a seguinte pergunta: em algum momento quando começou a postar no wattpad pensou em desistir, em parar de escrever porque não tinha leitores? Se sim, o que te fez mudar de ideia?


Bem, no início não tinha leitores mesmo. Cheguei até a pedir para lerem minha história, mas fiquei sem graça com isso. Desistir, nunca foi uma opção. Meu sonho sempre foi ser lida, se por 1, 10, 100 ou 1000, mas lida de alguma forma.

(Senti firmeza. Parabéns por não ter desistido. 👏👏)


4 - Bom, embora escreva sobre o gênero romance cristão, que geralmente não é muito procurado no wattpad, três livros seus “O que Deus uniu”, “Marcados pela promessa” e “Presente do céu” tem incríveis marcas de visualizações e votos. Sendo assim, o que você acha que foi o diferencial nas suas divulgações ou até mesmo nas suas histórias que contribuíram para que o número de leitores só aumentassem? Além disso, nos diga se esse aumento aconteceu a longo ou pequeno prazo, para inspirar aqueles leitores que não tem muita paciência rsrs


Bem, obrigada. No início, não foi nada fácil, principalmente pela inconstância das postagens. Quando finalizei o livro, ele já tinha algumas leituras e sempre comemorei os marcos - 1k, 2k, 200 leituras srsr. Quando o livro finalizou, veio a ideia de escrever Marcados, Eu então já participava de um grupo de amigas leitoras, e algumas leram OQDUN e foram direto para Marcados me acompanhando. Não sei bem como foi, mas finalizei a postagem de OQDUN em janeiro de 2019, com menos de 2k de visualizações, e um ano depois, já estava marcando 50k! Foi algo incrível que Deus me proporcionou. O mesmo ocorreu com Marcados, completou 50k um ano após o término das postagens. Só posso dizer que Deus é muito bom.


5- Das suas três histórias “O que Deus uniu”, “Marcados pela promessa” e “Presente de Deus", Qual a sua favorita? Qual mais gostou de escrever e por quê?


Pergunta difícil. Cada uma foi escrita num momento diferente. OQDUN quando havia acabado de sair da adolescência. Apesar de algumas mudanças na história, mantive meu olhar da época. Marcados, já tem uma pegada mais adulta e densa. Quis passar outro tipo de mensagem. PDC, já idealizei uma história doce e romântica para "compensar" a densidade de MPP. São filhos diferentes e acho que MPP é meu xodó, justamente por marcar uma nova fase da minha escrita e claro, por sua complexidade. É ficção, mas tão real de certa forma na vida de tantas pessoas. É surpreendente o quanto as pessoas se identificam com algumas situações.


(Sim. Eu mesmo me identifiquei um pouco com Raquel, com a vontade de conhecer o mundo, mas, graças a Deus, não cheguei a fazer o que fez, Amém. 😅 )


6- Durante o desenvolvimentos das suas história você tem bloqueios criativo? Se sim, o que fazer para mandá-los embora e a inspiração voltar com força total? (risos)


Não diria bloqueio criativo. Eu sei o que escrever, mas não sei como. Quando acontece, eu deixo a história de lado um pouco, vou reler minhas histórias, ler outros livros ou assistir um filme legal. Costumo ouvir música ao escrever e elas "desbloqueiam" tudo à frente, quando vejo, já escrevi 2.000 palavras sem sentir


(Também faço isso. Nossa mente precisa ser alimentada por música, filme, livros para retornar em forma de inspiração. Sou adepta a isto.)


7- Na sua história, marcados pela promessa, acompanhamos a jovem Raquel que embora tenha sido criada por uma família cristã, quando chega a adolescência almeja conhecer o que a vida tem a oferecer ao lado da sua amiga e assim passa a mentir, a viver um namoro falso para escapar dos pais, etc. Dessa maneira, se tivesse a oportunidade de ficar cara a cara com Raquel, o que diria para ela? daria algum conselho?


Menina, são tantas Raquéis nesse mundo que a gente nem imagina. Já tive meus momentos de Raquel, mas não fui tão longe como ela. Se pudesse estar diante dela, diria que o mundo oferece apenas ilusão, que o fim são caminhos de morte. Que devemos honrar nossos pais e guardar seus ensinamentos, porque não são para o nosso mal, mas para nosso bem. Mesmo que decidamos seguir um caminho diferente do deles, os princípios e valores que eles nos passam são para a vida toda. Ninguém perde por isso. E claro, que Deus nos tem um grande amor, mas também é justo. Nós eventualmente iremos colher o que plantamos e que ter liberdade não é apenas fazer o que quiser, requer responsabilidade para arcar com as consequências de nossas escolhas.

(Fantástico 👏👏👏👏)


8- Bom, algumas pessoas acreditam que só serão felizes se tiverem alguém do seu lado. Isso porque se sentem sozinhos ou tem medo de ficarem sozinhos. Sendo assim, crendo nessa crença falha, muitas pessoas acabam entrando em relacionamentos furados, sem futuro. Então, Pensando nisso, o que diria aos jovens que estão quase que desesperados por terem uma companhia e acabam se sentindo triste e frustrados por não ter ninguém?

O temor ao Senhor é o princípio de toda a sabedoria. Deus nos criou para o louvor Dele, seja sozinhos ou acompanhados. A união de duas pessoas não pode ser vista como um paliativo para a solidão ou a carência. Isso é muito perigoso. Devemos ter sempre em mente que o primeiro a ser buscado é o Reino de Deus e as demais coisas nos serão acrescentadas. Quando? No tempo de Deus. Quando nos apressamos, as coisas não dão certo, porque temos uma visão limitada. Deus sabe todas as coisas. O tempo é algo importante, veja só uma árvore. Você planta a semente hoje, mas não colhe o fruto amanhã. Para isso, você precisa cuidar da semente, do pequeno broto, proteger a pequena árvore de pragas, predadores, e enfim, quando ela estiver prontas, os frutos virão. E isso, após florescer. Tudo tem seu tempo determinado. Tudo. Quando apressamos, perdemos toda a maravilha do processo e saímos fora dos planos de Deus.


(Estou amando seus conselhos, de verdade.)


9- Por fim, quero te agradecer mais uma vez por ter aceitado dar essa entrevista. E perguntar se gostaria de dizer alguma coisa para seus leitores.

Eu quem agradeço, gostei de responder. Aos meus leitores só digo que: "sobre tudo que se deve guardar, guardem os vossos corações". Não acreditem em histórias que mandam seguir o coração, afinal ele é enganoso! Fiel é Deus! Sejam sábios, mesmo na humildade como José e não vos deixem ser tentados como Davi foi. Sejam como Daniel e não se contaminem com o mundo. Pode passar o tempo que for (mesmo que venha prisão, fornalha ou cova), Deus estará sempre presente e toda a espera valerá a pena. Acho que resumidamente é isso. rsrs. Amo vocês!


👏👏👏👏 

Valeu, Cintia. 

Muito obrigada. 

Amei sua entrevista. 

Te desejo muito sucesso. 💖



E você caro leitor que chegou até aqui, me segue nas redes sociais para não perde nenhum poste. 😉

Beijos e até mais. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre Terror, suspense e Horror. Você sabe quais são?

Como escrever um prefácio?