Diferenças entre Terror, suspense e Horror. Você sabe quais são?

 





Olá, escritor(a), tudo bem? Então, no presente dia quero te fazer uma pergunta: Você sabe a diferença entre terror, suspense e horror? Ou para você é tudo a mesma coisa? 

Bom, para falar a verdade antes desse post se me fizessem essa pergunta, eu não saberia responder. Entretanto, como tive que pesquisar sobre o assunto para avaliar obras do gênero suspense e terror. Acabei percebendo que muitos autores se confundiam na hora de colocar suas obras na categoria (terror ou suspense) Dessa maneira, decidir criar esse post para iluminar você ESCRITOR, na hora de classificar o gênero da sua história. 

😊 Vamos lá?!


Terror 😲




Vamos começar pelo gênero mais falado e conhecido para caracterizar filmes que provocam medo, TERROR.  

Segundo a Wikipédia em inglês, o gênero terror geralmente é caracterizado pelo sentimento de medo e expectativa que precede uma experiência horrível. Em outras palavras, esse gênero tem como objetivo provoca em seus expectadores ou leitores um estado de alerta, pavor e, claro, despertar o sentimento de medo que pode ser causado por uma pessoa ( Jason, Freddy, etc.) uma coisa (espíritos, bonecos, vampiros, etc) ou até mesmo um animal (tubarão, lobisomem, cães assassinos, etc.). Desse modo, nem preciso citar filmes que se enquadram nessa categoria. 

Suspense 😳




Diferentemente do Terror, o suspense é descrito como: 

"Enredo ou composição de um filme, telenovela, narrativa, peça etc., onde seu artifício consiste em retardar ou parar momentaneamente a ação num momento crucial, a fim de criar no espectador, ouvinte ou leitor uma expectativa ansiosa e angustiante dos acontecimentos que virão a seguir."

Bom, com base nesse conceito acho que você já matou a charada entre os dois gêneros, visto que essa descrição é auto explicativa. Porém, caso ainda não tenha ficado claro, vou repassar as informações. 

Imagine o seguinte cenário, a mocinha está no banheiro sozinha, quando de repente o vilão aparece e decepa a cabeça dela na mesma hora em que a amiga retorna ao banheiro, sendo assim, ao ver a mocinha morta, a amiga foge desesperada gritando.  

Nesta cena, o autor/diretor permitiu que o ato (assassinato) acontecesse para provocar medo no leitor/telespectador. Dessa maneira, com base na descrição da cena fica evidente que esse filme/livro é do gênero Terror. 

Agora, vamos imaginar a próxima cena, que será replica da primeira. 

A mocinha está no banheiro quando de repente o assassino aparece atrás dela, sem que ela percebesse, e assim, quando está pronto para enfiar a faca na cabeça dela, alguém a chama fazendo com que saia do banheiro e o vilão se esconda/desapareça. 

Nesse exemplo bobo, o autor/diretor NÃO permitiu que o ato (assassinato) acontecesse, sendo assim, ele se utiliza da expectativa, do bloqueio de uma ação no momento crucial,  para provocar ansiedade, medo e deixar os leitores/telespectadores com os nervos à flor da pele, possivelmente, se perguntando se o vilão vai conseguir fazer uma vitima ou se a mocinha vai sobreviver. 

Entendeu?

 Em um gênero o ato acontece, no outro a cena para no momento crucial

Aí possa ser que te apareça duas dúvida do tipo: 

"Posso escrever um livro usando os dois gêneros?" 

E a resposta é Claro que sim. A maioria dos filmes e livros se utilizam dos dois gêneros para desenvolver seu enredo. 

"Então na hora de entrar um concurso como vou saber em qual dos dois gêneros devo colocar minha história?"

Nesse caso,  você deve se perguntar em qual dos dois gêneros sua história é mais voltada... Se tem muitas mortes e maioria das cenas descreve como sendo mortes cruéis e explicitas, é terror. Entretanto, dependendo no nível de crueldade, com quem acontece e do quê essas cenas provocam no leitor, essa história pode ser classificada no gênero Horror que logo, logo, vamos saber do que se trata. 

Mas voltando ao terror e suspense, se por acaso tiver mortes, porém, sem cenas explicitas e crueldades coloca suspense. O fato é que para entrar na categoria suspense não é preciso que a história tenha banhos de sangue e mais de 10 mortes, pois, ai entra na categoria terror. OK?

Bom, se até aqui você entendeu as diferenças entre terror e suspense e já sabe diferenciar, vai tirar de letra o gênero Horror. 


Horror 👀




Olha, vou ser sincera viu? só de ver esse gif acima já me causa repulsa e perturbação.

 E é justamente essa REPULSA e PERTUBAÇÃO que caracteriza o gênero Horror. Isso porque segundo a definição encontrada no google este gênero tem como objetivo;

 "[...]causa uma forte repulsa, acompanhada ou não de arrepio, gerada pela percepção de algo ameaçador."

E em outras definições encontradas na rede, os sentimentos de nojo, pavor e ódio também fazem parte desse gênero macabro.

Assim, um grande exemplo de filme desse tipo é a "Centopeia Humana" onde um médico tem a ideia de unir três pessoas (um homem e duas mulheres) pelo sistema digestivo, tipo gêmeos siameses, só que em vez de serem ligados pelo abdômen, foram ligados pelo ânus. Isso mesmo, você não leu errado! É Chocante, eu sei. Sendo assim, uma das mulheres teria a boca costurada no anus do homem e a terceira mulher também teria sua boca costurada, só que no ânus da mulher que fica no meio. Bizarro, né? (Não fui atrás de foto, porque odeio esse filme do fundo do meu coração)

 Dessa maneira, o horror está relacionado ao fato do leitor/telespectador ficar chocado, cobrir os olhos, se negar a continuar assistindo/lendo, ter aversão, repulsa e até mesmo ódio, raiva e indignação. Portanto, temas que entram nesse gênero são histórias com estupros, pedofilia, maltratos a animais, idosos, etc., pois, essas ações desperta em nós a vontade de fazer justiça com as próprias mãos. 

Outro filme que também entra nesta categoria, mas é balanceado com terror é Jogos mortais, porque em certas cenas os personagens são obrigados a se mutilarem ou fazer coisas piores, que provocar no telespectador repulsa e aversão, por exemplo, o ato de cobrir os olhos para não ver a cena. 

É Isso! 

Espero que tenha entendido a diferença entre os três gêneros e não tenha mais dúvidas quando for inscrever sua obra em algum concurso.  😊

Até a Próxima! 


Ah, caso tenha alguma ideia de post que gostaria de ver aqui, é só me dar a sugestão nos meus perfis. 




Fontes: Wikipédia em inglês

            Fala universidades






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Cintia Dany Oliveira

Como escrever um prefácio?